Salários atrativos e flexibilidade atraem mulheres para carreira de corretora de imóveis

Publicado em 20/12/2022  

 

As mulheres são a maioria entre os corretores imobiliários em todo o país. Elas têm um perfil parecido e interesses em comum na carreira. É o que revela um levantamento realizado pelo DataZap+. Os dados foram apresentados nesta semana durante o Conecta Imobi, um dos maiores eventos do mercado imobiliário na América Latina.

Apesar da atuação feminina neste mercado, apenas das mulheres são corretoras desde o início da vida profissional, a maioria (96%) migrou de carreira. Antes de serem corretoras, uma parcela (11%) era vendedora, 7% eram secretárias e 6% administradoras. A lista cita ainda bancárias, comerciantes, professoras, advogadas, esteticistas e entre outras. A transição para corretagem foi motivada principalmente pelos salários e flexibilidade da profissão.

Ao analisar o perfil destas mulheres, o levantamento apontou que a maioria declarou ser branca, casada, ter filho e ensino superior completo. Cerca de 8 em cada 10 estão nas classes A e B. A média de idade é 49 anos. Além disso, 45% moram em imóvel quitado e 21% moram em imóvel financiado. Outros 21% pagam aluguel, 12% imóvel de seus pais (alugado ou próprio) e 1% imóvel cedido.

Ao analisar o perfil da moradia, a maioria (52%) mora em apartamento padrão, 27% em casa de rua, 7% em casa em condomínio e 7% em sobrado. Os dados revelaram ainda que 8 em cada 10 mulheres têm automóvel.

Avanço no setor imobiliário

Larissa Gonçalves, economista do DataZap, destacou que a presença maciça das mulheres na corretagem de imóveis é um avanço para o setor imobiliário. “Um imóvel é bem mais caro que a pessoa vai comprar na vida. Anos atrás, a escolha da casa passava apenas pelos homens. Hoje, quem faz esta ponte são as mulheres. São profissionais qualificadas, 70% com nível superior.”

Estas mulheres também almejam um cargo de liderança. Com 56% com a intenção de ser uma líder/gestora e 68% acreditam que vão ocupá-lo em até 12 meses. A expectativa positiva do prazo se deve ao fato, que segundo as entrevistadas, 45% das empresas em que elas trabalharam têm homens e mulheres como líderes. “Ter uma mulher no cargo de liderança, faz com que outras mulheres se inspirem e almejem também serem líderes.”

 

Veja mais detalhes da matéria em https://exame.com/mercado-imobiliario/salarios-atrativos-e-flexibilidade-atraem-mulheres-para-carreira-de-corretora-de-imoveis/

Fonte da matéria, exame.com
Autora: Karla Mamona



Conheça os Cursos oferecidos pelo Sindimóveis Goias

Técnico em Transações Imobiliárias

100% Online, Inscrições abertas..



PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com